Billie Eilish Gets Ready for the Met Gala | Vogue (Video)






Ads

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Tatiele: a auxiliar técnica de Luizão - Seleção Sub-17

Tatiele: a auxiliar técnica de Luizão - Seleção Sub-17
CBF


Assessoria CBF.com.br


Pela primeira vez a Seleção Brasileira tem uma auxiliar técnica. Tatiele é o braço direito do técnico Luizão no comando da Seleção Brasileira Feminina Sub-17. Em 2013, o treinador teve a oportunidade de trabalhar como assistente técnico de Emily Lima, então treinadora da equipe.

– Eu tive uma experiência muito boa com a Emily, quando ela me convidou para ser seu auxiliar. Nada melhor do que ter uma mulher no grupo, ainda mais com a experiência que a Tati no futebol feminino nacional e internacional. Como já conhecia a Tati, o trabalho que ela faz com categoria de base em Porto Alegre, achei que seria a pessoa certa – disse o treinador.

A trajetória de Tatiele até a Seleção é longa. Como atleta, jogou pelo Internacional durante quase 10 anos, disputou campeonatos gaúchos e nacionais. No fim de sua carreira, decidiu estudar e investir na profissão de treinadora. Deu aula para meninas na escolinha de futebol do Inter e na Escola da Duda, onde trabalha até hoje. Foi responsável pela criação da escolinha de futebol feminino no Grêmio até ser convidada a ir para os Estados Unidos dá aula de futebol no verão.

Após quase dois meses de experiência, foi chamada para treinar um clube, em que ficou durante oito meses (uma temporada). No início deste ano, quando estava no Brasil para renovar o visto americano, teve a oportunidade de fazer o Curso de Treinadores da CBF - Licença B (para categorias de base). Em março, Luizão entrou em contato.

– Ele (Luizão) me ligou para saber quais eram os meus planos e se eu tinha interesse em trabalhar com ele na Seleção. Disse que gostaria de contar com o meu trabalho. Eu disse: "Eu quero. Eu aceito o desafio e convite" – contou a gaúcha Tati.

Luizão já conhecia Tatiele desde 2013, quando começou o trabalho na Seleção Sub-17 – à época, auxiliar técnico. Naquele ano, Emily e seu assistente acompanharam uma seletiva em Porto Alegre, organizada por Tati, para que eles pudessem observar o maior número de meninas da região Sul do país.

Além disso, sempre que uma menina do Grêmio ou da Escola da Duda era convocada para a Seleção, os dois conversavam para saber como poderiam ajudá-la na sua evolução e cada um passava as observações: Tati como treinadora do clube, e Luizão como assistente da Seleção.

– Acho que o Luizão decidiu me fazer o convite pela minha qualificação e experiência. Eu estudei muito para chegar aqui na Seleção. Fiz faculdade, pós-graduação, licenças no Brasil e nos Estados Unidos, quando estive lá.

Se como atleta Tatiele não teve a oportunidade de chegar à Seleção Brasileira, hoje tem orgulho em vestir a camisa como treinadora. 

– Chegar à Seleção é o sonho de qualquer profissional, seja jogador ou treinador. Estar aqui é muito bom, aprendo muito com o Luizão e a comissão técnica, que tem uma experiência no futebol masculino. E também passo conceitos e treinos que aprendi lá fora. Ele (Luizão) é muito aberto. Conversamos bastante.

Hoje Tati realiza o sonho de milhares de mulheres, ao lado do Luizão, comanda a Seleção Brasileira que disputa a Copa do Mundo Feminina Sub-17 na Jordânia. O Brasil venceu a Nigéria na estreia por 1 a 0 e perdeu para a Coreia do Norte, no segundo jogo, por 1 a 0. Neste sábado (8), enfrenta a Inglaterra, pela classificação às quartas de final.