Bernard explica as utilidades de grupo de bate-papo da Seleção em aplicativo
Atacante diz que jogadores usam tecnologia para combinar roupas de viagens, acertar horários e se dão apelidos internos em conversas pelo celular
Por Diego Ribeiro e Marcelo Hazan
São Paulo
Reunir os 23 jogadores da Seleção fisicamente para uma conversa sobre qualquer assunto seria tarefa bem difícil. Por isso, os jogadores criaram um grupo de bate-papo em um aplicativo para facilitar a comunicação entre eles.
De acordo com Bernard, a tecnologia ajuda os atletas a sincronizarem as respectivas programações, mas também serve como diversão.
- É um grupo normal. Às vezes, cada jogador tem uma programação, com horários diferentes, e nós mandamos no grupo para ficarmos atentos sobre essas coisas simples, como roupas de viagens. É importante. Nós também criamos um na Copa das Confederações (conquistada em 2013). É só nosso. Tem brincadeira, sim, e apelidos, mas é natural. Quando é assunto de treinamento ou jogo, todos são muito sérios - explicou Bernard, após a vitória por 1 a 0 sobre a Sérvia, no último teste para a Copa do Mundo, no Morumbi.
De folga até domingo de manhã, quando se reapresentam na Granja Comary, em Teresópolis, os jogadores da Seleção certamente vão manter contato pelo grupo interno. Daí em diante, o contato será diário e definitivo durante toda a participação na Copa do Mundo. A estreia está marcada para a próxima quinta-feira (dia 12), contra a Croácia, na Arena Corinthians.