Virada faz Seleção aprender a sofrer: "Reagir é importante", diz Neymar
Jogadores consideram positiva a experiência de sair atrás e conseguir inverter o placar: “Foi importante para saber como a equipe iria se comportar”, diz Júlio César
Por Alexandre Lozetti e Marcelo Hazan
São Paulo, SP
A Seleção passou logo na estreia da Copa do Mundo por uma experiência inédita na campanha do título da Copa das Confederações: sair atrás no placar. Depois de ver a Croácia balançar a rede com o gol contra de Marcelo, o time de Felipão soube reagir com Neymar (duas vezes, sendo uma de pênalti) e Oscar, definindo o 3 a 1 da última quinta-feira, na Arena Corinthians.
Personagem da vitória brasileira, Neymar considerou fundamental ter esse aprendizado logo no início da competição. Ele e os demais jogadores da seleção brasileira concordam que a experiência será válida para outras situações adversas.
- Sair atrás no placar foi algo novo que enfrentamos. Ter calma, tranquilidade e poder de reação é muito importante. O time está de parabéns – afirmou.
Assim como o craque, o goleiro Júlio César gostou do comportamento brasileiro no teste de fogo.
- Ninguém quer sair atrás, mas depois do fim do jogo dá para fazer uma análise positiva. O Brasil se comportou bem e em nenhum momento se desesperou. Agora acabou ansiedade, tensão. Já estamos vivendo o clima de Copa do Mundo – disse o goleiro.
David Luiz, por fim, resumiu o que a Seleção tem de aprender para toda a Copa do Mundo, pois projeta partidas cada vez mais difíceis.
- Temos de saber sofrer. Se der para ganhar sem isso é melhor, mas, se tiver de sofrer, vamos sofrer - finalizou.
A Seleção treina na Granja Comary até domingo, quando viaja para Fortaleza, onde enfrenta o México, na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), na Arena Castelão - a TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo, e o site acompanha em Tempo Real.