Encantado com o Brasil, goleiro ucraniano lamenta ausência na Copa
Titular da seleção da Ucrânia, Andriy Pyatov diz que sempre foi um sonho conhecer o país, mas reclama um pouco do calor enfrentado pelo Shakhtar na intertemporada
Por Fabrício Marques
Brasília
Encantado com o Brasil, o goleiro Andriy Pyatov, do Shakhtar Donetsk, gostaria de ter tido a oportunidade de conhecer o país um pouco antes. Mais precisamente entre os meses de junho e julho, durante a Copa do Mundo. Titular da seleção ucraniana, o jogador admitiu certa frustração com a eliminação para a França, na repescagem das eliminatórias europeias para o Mundial.
- Sempre foi meu sonho visitar o Brasil. Sempre quis muito vir aqui. Tínhamos a oportunidade de vir com a seleção da Ucrânia para a Copa, mas perdemos no último jogo para a França e, infelizmente, não deu - disse o jogador.
Após passar por Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, o goleiro disse está gostando do país e afirmou que gostaria de conhecer o máximo de regiões possíveis.
- É muito bom. Eu quero visitar o máximo de lugares. No Rio de Janeiro, estávamos perto do mar. Aqui em Brasília, estamos mais no centro do país. Quero conhecer todo o Brasil. Inclusive, seria um prazer ir até a Amazônia.
Trabalhando intensamente na intertemporada do Shakhtar no Brasil, Pyatov só reclamou um pouco do forte calor que tem enfrentado no país. Após uma semana de atividades no verão carioca e passagem pela Bahia, o time ucraniano enfrentou calor de quase 30°C nesta segunda-feira no DF.
- O único problema é o calor, porque vivemos em local onde faz muito frio. Aqui é muito quente e é claro que isso faz diferença.
Amizade com Taison
No Shakhtar desde 2007, Pyatov já está acostumado com os brasileiros e disse que eles animam o ambiente do clube. Há anos, a equipe ucraniana conta com vários jogadores do país no elenco. Atualmente, são 13: Fred, Wellington Nem, Douglas Costa, Taison, Marcio Azevedo, Ilsinho, Marlos, Luiz Adriano, Alex Teixeira, Bernard, Dentinho, Fernando e Ismaily.
- Eu gosto muito dos brasileiros. São muito alegres, estão sempre cantando, dançando disse o goleiro.
Apesar de ainda ter jogadores que permanecem no elenco desde a sua chegada, como Luiz Adriano (oito anos de clube) e Ilsinho (sete anos de clube), Pyatov disse que seu principal parceiro na legião de brasileiros é o meia-atacante Taison, contratado pelo Shakhtar em 2012.
- O brasileiro que sou mais amigo é o Taison. Tem os irmãos, os primos dele. Sempre andamos juntos quando vamos ao shopping ou coisas assim na Ucrânia - concluiu.
Treinando em Brasília, o Shakhtar embarca para Belo Horizonte na manhã desta terça-feira, onde enfrenta o Atlético-MG em amistoso na próxima quarta. O time ucraniano ainda terá pela frente Internacional (dia 23) e Cruzeiro (dia 25). Nos dois primeiros jogos no país, o Shakhtar foi derrotado por 3 a 2 pelo Bahia e ficou no empate em 0 a 0 com o Flamengo.