Emily Lima avalia primeira convocação regional - Seleção Feminina
Foto Kin Saito - CBF Oficial |
Assessoria CBF.com.br
Foto: Kin Saito - CBF Ofiial |
Foram apenas cinco dias, mas o suficiente para confirmar que há talentos do futebol espalhados por todo o Brasil. Na primeira convocação regional de 2017, a técnica Emily Lima, da Seleção Brasileira Feminina, observou jogadoras das regiões Sul e Sudeste e saiu satisfeita com o trabalho realizado com as 26 convocadas na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), entre os dias 6 e 10 de fevereiro.
– O balanço foi muito positivo. Ficamos muito satisfeitos com o que vimos, principalmente da parte técnica, que foi o que viemos para avaliar. Dentro do banco de dados, fizemos as avaliações físicas e temos muita coisa a melhorar não só com as meninas estreantes, mas até com as experientes. Queremos colocar na cabeça delas que elas precisam ser profissionais, ser atletas e não só jogadoras. Foi uma semana de muita repetição nesse sentido. Isso para ajudar não só para a Seleção Brasileira, mas nos clubes de cada uma – avaliou.
Foto: Kin Saito - CBF Oficial |
Emily também revelou como surgiu a iniciativa de testar talentos de todo o Brasil na Seleção Brasileira.
Foto: Kin Saito - CBF Oficial |
– A intenção da convocação de observação surgiu por uma ideia minha, do Julio, que é o analista de desempenho, e do Guilherme, o assistente. A gente começou a entender o que é o futebol feminino no Brasil. Encontramos 150 equipes dentro dos estaduais de cada Estado. Foram 19 competições estaduais no ano passado. É bastante coisa e isso nos chamou atenção. Então começamos a pensar em fazer por região e a planejar. A ideia foi aprovada e temos que aproveitar da melhor maneira possível – contou.
O objetivo do projeto vai além da busca por caras novas país afora. Com o novo sistema de observação da CBF, onde são armazenadas todas as informações dos atletas convocados, a iniciativa deixará um legado para o futebol feminino.
Foto: Kin Saito - CBF Oficial |
A próxima etapa de observação regional está prevista para agosto, quando jogadoras da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará serão convocadas. Depois, em outubro, serão meninas do Piauí, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na última etapa, em novembro, serão as atletas do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Rondônia.